sábado, 13 de abril de 2013

Acento tônico em inglês





Certas línguas tem regras quase invioláveis para determinar qual sílaba numa palavra é a mais enfatizada.  Em francês, por exemplo, é a última sílaba de cada palavra que recebe a acentuação principal.  Em Esperanto, é sempre a penúltima. Outras línguas, como português e espanhol, usam diacríticas como ´e ^ para mostrar uma pronúncia que foge da regra.  Inglês não tem regras invioláveis nem acentos para indicar a pronúncia certa de cada palavra, mas existem dicas e tendências gerais que podem ajudar quando se precisa tentar a pronúncia de uma palavra desconhecida. 
 

Acentuação

Uma sílaba consiste em uma ou mais vogais com consoantes opcionais antes ou depois dela. É o bloco básico de construção de uma palavra.   Uma sílaba enfatizada é segurada por mais tempo, pronunciada com mais energia e com maior altura (uma frequência mais alta ou som mais agudo) do que as outras.   A pronúncia de vogais em sílabas não enfatizadas tende a mudar do seu valor original para o schwah /ə /, um som curto e fraco. Os sons em itálico são schwahs:  About; alone; the; potato; an; relate. Frequentemente, vogais não acentuadas desaparecem da pronúncia da palavra. Restaurant = REST rant.  Worked = workt; Comfortable = KUMF ter bl.   As vogais em sílabas acentuadas não sofrem essa mudança. 

Vamos ver as pronúncias de palavras de uma, duas, três, quatro e mais sílabas.  

Palavras de uma sílaba: palavras de conteúdo enfatizadas, palavras funcionais não.

Palavras funcionais de uma sílaba como artigos (the, an), preposições (at, with) e o verbo to be (is, are, was) normalmente não são enfatizadas.  Para mais sobre a pronúncia de palavras funcionais e de conteúdo, veja esta postagem:  
Palavras de conteúdo de uma sílaba, porém, são enfatizadas e as vogais delas não mudam.  Palavras de conteúdo incluem substantivos (dog, house, plan, man) adjetivos (fat, green, rich, sick, bad), advérbios (fast, slow) verbos léxicos,  não funcionais (run, dig, kick, play), números (one, two three) e interrogativos (when? where? why?).  

Palavras de duas sílabas
A maioria:  ênfase na primera sílaba

A grande maioria de palavras de duas sílabas é enfatizada na primeira sílaba.  Alguns exemplos: BIG ger, HAP py, PE ter, FE line, CEN tral, LANG uage,  FIT ness, WORK er.   Esta regra também vale para palavras compostas:  PLACE mat; PLAY ground; WORK place; FRAME work.  A propósito, se você não conhece estas palavras ou quer ouvir a pronúncia delas,  recomendo  www.macmillandictionary.com ou wordreference.com para definições, traduções em várias línguas e pronúncias.  

Verbos que também são substantivos:  CON flict (substantivo);  con FLICT (verbo)

Como já referimos em outra postagem,  tem uma lista longa de verbos-substantivos cuja pronúncia varia de acordo com a categoria gramatical.  Os substantivos levam o acento na primeira sílaba, os verbos na segunda.  Dê uma olhada: "PRE sent ou pre SENT?" http://georgeroberts.blogspot.com.br/2013/04/present-como-substantivo-adjetivo-e.html.  
Eis alguns exemplos que seguem essa regra: 
con TRACT (contratar).  CON tract (contrato)
de CREASE (diminuir).   DE crease (diminuição)
pre SENT (apresentar).  PRE sent (presente).  

Além desses verbos, existem um número relativamente grande de palavras de duas sílabas que são acentuadas na segunda sílaba.   Eis algumas delas: a GAINST, a LONE, be TWEEN, a WAY. my SELF, a WARE con CERN, in DEED, ad VICE,  po LITE.  

Palavras de três sílabas.  CAR a van.  FOR tu nate.  HAP pi ly.

Palavras de três sílabas geralmente são acentuadas na antepenúltima sílaba. Alguns exemplos:  PA ra graph; COR pus cle; PUL lo ver;  TRI an gle.  

Mas também há  palavras enfatizadas na penúltima sílaba.  be HA vior; re CRUIT ment.  po LICE man.  Palavras enfatizadas na última sílaba:  guar an TEE; cig a RETTE;  under STAND; million AIRE. se ven TEEN.

Palavras de quatro sílabas;   vários padrões que dependem muito da influência de sufixos e prefixos.  

Primeira sílaba:  CA te go ry;  E li gi ble; DE li ca cy;  na segunda sílaba:  o BLI ga to ry; re MARK a ble;  cer TI fi cate.  Terceira sílaba:   var i A tion.  de mar CA tion.

Palavras de cinco sílabas,  Vários padrões.

De novo, a determinação da sílaba principal depende muito da influência de prefixos e sufixos.  Acento na primeira sílaba: CA pi ta lism.  FI gu ra tive ly.  Na segunda sílaba:  in E vi ta ble.  ca THO li ci sm.  re FRI ge ra tor. Na terceira sílaba:  a ris TO cra cy.  de MO cra cy.  Na terceira sílaba: clas si fi CA tion.  cha rac te RIS tic.  

Algumas dicas:

Se a palavra tem uma sílaba, a diferença importante é entre palavras de conteúdo e funcionais.  Acentue a primeira sílaba de uma palavra de duas sílabas se essa palavra não é um verbo.  Se for um verbo, enfatize a segunda sílaba.  Aproximadamente 80% de palavras de duas sílabas são acentuadas na primeira.  
Para palavras de três ou mais sílabas, não há uma regra fixa, mas é muito raro acentuar a última sílaba.  Uma boa estratégia é procurar a pronúncia de uma palavra comprida num bom dicionário que disponibilize a pronúncia.  Recomendo www.macmilliandictionary.com.  
Outro jeito excelente de familiarizar-se com a ênfase em inglês é ler e ouvir um texto ao mesmo tempo.  Você pode imprimir uma cópia do texto. marcar a ênfase que você ouve e depois comparar o que você marcou com a acentuação que aparece num dicionário como Macmillan.  
Um site com um acervo enorme de gravações e roteiros em inglês simples para quem está aprendendo a língua é www.voanews.com/learningenglish.  

Um comentário:

Mr. Darcy disse...

Gostei das dicas do blog! muito boas! visite o meu, misterdarcys.blogspot.com (atividades prontas para teachers e alunos)