terça-feira, 30 de abril de 2013

Sufixos que indicam pessoas




Geralmente, pelo contexto se sabe se um substantivo é um lugar, uma pessoa ou uma coisa, mas vários sufixos deixam o fato de que se trata de pessoas ainda mais claro.  Estes sufixos indicam profissões, quem dá ou recebe alguma coisa, origem geográfica, idéias sociais ou políticas e às vezes a opinião que alguém tem sobre uma pessoa em particular.  Vamos dar uma olhada.

-er
A terminação -er pode indicar quem faz alguma coisa.  A raiz neste caso é um verbo.  Bake - assar; baker = padeiro (quem assa pão, bolos, e tortas).  Work: trabalhar.  Worker: quem trabalha.  Play: tocar ou jogar:  player: jogador ou "tocador". Com um outro substantivo antes de player, a frase se torna mais precisa.  A player of baseball um jogador de beisbol = a baseball player. A player of pianos: um tocador de pianos: a piano player = quem toca piano.   A ordem das palavras é importante. A player piano: uma pianola, ou piano que toca sozinho.  Outros exemplos: sing cantar singer cantor.  Dance dançar - dancer dançarino.


-er também pode ser alguém que mora num determinado lugar.  Quem é de Nova Iórque, por exemplo é a New Yorker; neoiorquino.   Quem é de Londres, londrino = a Londoner.


Em muitos casos, no entanto,  o substantivo terminando em -er é uma máquina ou aparelho.  To toast torrar.  Toaster torradeira.  Cook cozinhar.  Cooker: fogão (Grã Bretanha); rice cooker arrozeira.  Cook, igual ao verbo, é cozinheiro.
 
-or
As vezes o sufixo -or é usado em vez de -er.  Quem opera, por exemplo é um operator.  Um agrimensor é um surveyor. Actor é ator.  Como o sufixo não é enfatizado, a pronúncia de -or e -er é praticamente a mesma, bem rápida e com a vogal reduzida schwah /ə /, o som em about e alone.

-ent e -ant
Uma pessoa fazendo alguma coisa ou caracterizada por alguma coisa, mas essa relação nem sempre é muito clara.  President presidente.  Um presidente preside uma reunião ou um país.  Adolescent: adolescente.   Adherent: aderente (quem adere), partidário.  Tenant: inquilino. Defendant: réu, quem está se defendendo num processo.  -ent e -ant também podem ser agentes físicos: deodorant desodorante, lubricant lubrificante.

-ee
-ee, ou ás vezes -e, é alguém que recebe uma ação.  Geralmente faz par com uma palavra com -or ou -er, uma pessoa que faz alguma coisa.  Por exemplo: employer - empregador.  Employee -empregado.  Payer = quem paga.  Payee = quem recebe o pagamento.  Addressee: destinatário de uma correspondência. A última sílaba costuma receber a ênfase.  em plo YEE.  pay EE  ad dres SEE.

-ese
-ese é uma terminação para algumas nacionalidades, línguas e às vezes pessoas.  A Lebanese:  um libanês. The Chinese: os chineses.  The Japanese: os japaneses.

-an
Esta terminação índica origem, e às vezes serve também como adjetivo.  India a Índia. An Indian = um indiano ou um índio.  Ohio um estado do centro-oeste americano. An Ohioan = um habitante de Ohio.  Oregon = o estado onde o George nasceu, acima da Califórnia.  Oregonian = um oregonense.  Nigeria - Nigerian.  -an pode denotar uma atividade: Library é biblioteca.  Librarian = bibliotecário.

-ist
-ist pode ser alguém que faz alguma coisa profissionalmente, como physicist físico, chemist quimico, acupuncturist, acupunturista.  Pode ser um músico que toca um instrumento:  violinist violinista, oboist - oboista.  -ist pode ser uma pessoa com uma crença negativa: a racist um racista.  Também pode ser uma pessoa engajada com uma ideologia, religião ou causa:  Communist comunista, environmentalist ambientalista, activist ativista, Marxist marxista.  Terrorist - terrorista.

-ite
Este sufixo é usado para habitantes de cidades, grupos étnicos na Bíblia, e cidadãoes de alguns paises.  Moscow = Moscou.  Muscovite: moscovita.  Yemen  Iémen.  Yemenite.  Iémenita.  Shiite xiita.

-ess
Poucas palavras terminam em, -ess, que indica uma mulher. Stewardess - aeromoça.  Princess - princesa;  actress; atriz.

-ette
-ette também indica que se trata de uma mulher.  A brunette é uma mulher com cabelo escuro. Usherette uma lanterninha num teatro ou cinema.  -ette, no entanto, geralmente não tem nada a ver com mulheres. Significa pequeno.  Kitchenette: é uma pequena área usada como uma cozinha.  Não é kitinete, que é studio apartment.

-phobe
Phobia é um medo, mas o sufixo phobe significa alguém que tem ódio de algo ou alguém.  An Islamophobe:  alguém que odeia muçulmanos.  Germanophobe: alguém que odeia alemães.  Xenophobe: quiem odeia estrangeiros.  Homophobe:  quem odeia homossexuais.   O ph tem o som de /f/.  A ênfase cai na segunda sílaba antes do final da palavra.  HO mo phobe.  ger MAN o phobe.  O sufixo para quem tem uma fobia é phobiac.  Agoraphobiac: alguém que tem medo de espaços restritos.  Acrophobiac: quem tem medo de alturas.

O interessante nisto tudo é que os sufixos que indicam pessoas em inglês são muito parecidos com aqueles em português e outras línguas latinas.  São cognatos que podem ajudar na hora de escrever ou escutar inglês.  Bom proveito!


Nenhum comentário: