sábado, 27 de abril de 2013

Ticket to ride















To ride é um verbo que se usa em relação a vários tipos de transporte, individuais e coletivos.   Este verbo é irregular: o presente é ride(s), o passado é rode e o particípio passado é ridden.  Ride também é um substantivo

Ride como verbo


Vamos começar com o significado original de ride: andar nas costas de um animal.

Ride: andar a cavalo, burro, jumenta, ou até cachorro.   

Ride é ficar sentado num animal e controlar o movimento dele para frente.   I love to ride a horse.  Adoro andar a cavalo.  People ride burros down into the Grand Canyon.  As pessoas andam de burro para dentro do Grand Canyon.  

O gerúndio (verbo + ing usado como um substantivo) é riding, a ação de ride.   Hipismo é horseback riding: ao pé da letra, andar nas costas de um cavalo.  Back of a horse = costas de um cavalo.  Esta  frase vira o substantivo composto horseback, que qualifica riding.  

Ride: andar de bicicleta ou motocicleta. 

Por extensão, ride também significa ficar sentado numa bicicleta, moto ou velocípede e regular seu movimento para frente.  Terry learned to ride a bicycle at the age of 5.  O Terry aprendeu a andar de bicicleta quando tinha 5 anos.   

Como motos tem um motor e se precisa de uma carteira para operá-las, às vezes se vê drive em vez de ride a motorcyle.  Por exemplo, um artigo na revista Popular Mechanics explica how to drive a motorcycle and get your biker's license como dirigir uma motocicleta e tirar sua carteira de motociclista.     

Ride: andar como passageiro

Ride também é viajar num carro, trem, metrô,  ônibus, barco, ou elevador, especialmente como um passageiro.   Bill rides the train to work each day.  O Bill vai de trem para o trabalho todos os dias. We rode the elevator to the ground floor.  Desceram pelo elevador até o térreo.  

Em vez de ride podemos usar take para estes meios de transporte:  Take the "A" train to Harlem.  Pegue o trem "A" para Harlem.   They rode the elevator down to the first floor.  Desceram pelo elevador até o térreo. 

Passageiro de ônibus ou trem: bus or train rider.  Bus riders often have to stand during their trip.  Passageiros de ônibus frequentemente tem que ficar em pé durante a viagem.  

Ride como substantivo

Ride também pode ser a ação de andar ou uma viagem ou passeio.  The bus ride from my house downtown is very long.  A viagem de ônibus da minha casa para o centro é muito comprida.  That taxi ride cost me sixty dollars.  Aquela corrida de táxi me custou sessenta dólares!   Enjoy the ride!  Desfrute o passeio!   They went on a bus/taxi/plane/bike/motorcycle/scooter ride: passearam de ônibus/táxi/avião/bicicleta/moto/scooter.

Take a ride/go for a ride: dar um passeio
Vamos passeiar de carro!  Let's go for a ride!  

Ride = carona

Do you need a ride?  Você precisa de uma carona?  To catch a ride = pegar uma carona.  My car is in the shop, so I caught a ride to work with Kevin.  Meu carro está na oficina, por isso peguei uma carona para o trabalho com o Kevin.  Ride sharing is a way to reduce traffic.   A carona solidária é uma maneira de diminuir o trânsito.  Ao pé da letra: to ride share: partilhar o passeio.  

Ride: brinquedo num parque de diversões

The Ferris wheel is the most popular ride at the amusement park.  A roda gigante é o brinquedo mais popular no parque de diversões.   For me, the roller coaster is a scary ride.  Para mim, a montanha russa é um brinquedo assustador.

Nenhum comentário: